Vozes, sonoridades e percepções: fragmentos do cotidiano musical de professores da escola de educação básica

Autores

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Católica do Rio Grande do Sul Centro Universitário Metodista – IPA Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6360

Palavras-chave:

Cotidiano escolar. Formação continuada. Professores da educação básica. Repertório musical.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas teorias do cotidiano que vão subsidiar as análises das falas e escolhas musicais de um grupo de professores de escolas de educação básica durante um curso de formação continuada em música, no qual eles organizaram repertórios musicais para trabalhar com seus alunos, além de repertórios das orquestras participantes do Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo. Traz também falas e percepções do grupo de professores e alunos que foram captadas na atividade de Roda de conversa, após assistirem aos eventos didáticos. Nas análises dos repertórios selecionados, destaca-se um ecletismo com estilos, compositores e músicas diversas, assim como um conjunto de justificativas que sustentam as escolhas de cada grupo. Tanto a seleção de repertório quanto os excertos das rodas de conversas musicais dialogam com autores das teorias do cotidiano, como Souza, Ferraço e Pais, em interlocução com os aspectos culturais do cotidiano escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Católica do Rio Grande do Sul Centro Universitário Metodista – IPA
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou por mais de vinte anos como professora de Música em escolas de educação básica. Desde 2008, é docente do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista – IPA. Coordenadora do Subprojeto Música Pibid/Capes/IPA (2012).

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Vozes, sonoridades e percepções: fragmentos do cotidiano musical de professores da escola de educação básica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6360. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6360. Acesso em: 15 out. 2025.