Educação, pesquisa e consciência epistemológica: uma breve reflexão em torno ao pensamento de Popper e Boaventura Santos

Autores

  • Norberto Mazai Universidade de Brasília Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6538

Palavras-chave:

Boaventura. Ciência. Educação. Pesquisa. Popper.

Resumo

Este artigo busca apresentar, ainda que de modo sucinto, a relação entre a educação, a pesquisa e a consciência epistemológica, tendo como aporte as ideias de Karl Popper e de Boaventura de Sousa Santos. Augura-se evidenciar caminhos na perspectiva de provocar uma reflexão para novas práticas educativas a partir de contribuições no campo epistemológico e educacional. Discute-se a construção e a importância da pesquisa na educação como projeto educativo emancipatório, focalizando a busca por uma emancipação do indivíduo por meio da pesquisa e da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Norberto Mazai, Universidade de Brasília
    Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Docente do Instituto Brasiliense de Direito Público e do Centro Universitário de Educação Superior de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Educação, pesquisa e consciência epistemológica: uma breve reflexão em torno ao pensamento de Popper e Boaventura Santos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6538. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6538. Acesso em: 15 out. 2025.