Gestão democrática do ensino público e o município

Autores

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7412

Palavras-chave:

Ensino público. Gestão democrática. Município. Sistema municipal de ensino.

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre desafios da materialização da gestão democrática do ensino público no plano político-institucional dos municípios, nomeadamente, no âmbito dos respectivos sistemas de ensino. Enfoca a questão da democracia enquanto processo e o contexto brasileiro, de modo a realçar o lugar da bandeira da democratização da gestão educacional, os principais artefatos legais a ela associados e a emergência do sistema municipal de ensino enquanto instância implicada na promoção da gestão democrática do ensino público. Na esteira desse debate, traz apontamentos sobre a especificidade da ação dos sistemas municipais e sobre tensões e desafios que circundam a adoção de princípios e valores democráticos. Destacando o protagonismo do sistema municipal de ensino no campo da normatização da gestão democrática, conclui que tal movimento encerra complexidade e contradições, numa difícil combinação de resultados que, por um lado, informam avanços, continuísmos e até retrocessos na dinâmica de democratização e, por outro, realçam a centralidade do ingrediente da participação política na constituição de bases político-institucionais verdadeiramente comprometidas com a gestão democrática do ensino público.

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Biografia do Autor

  • Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Gestão democrática do ensino público e o município. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7412. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7412. Acesso em: 15 out. 2025.