Gestão democrática do ensino público e o município
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7412Palavras-chave:
Ensino público. Gestão democrática. Município. Sistema municipal de ensino.Resumo
O artigo tem por objetivo refletir sobre desafios da materialização da gestão democrática do ensino público no plano político-institucional dos municípios, nomeadamente, no âmbito dos respectivos sistemas de ensino. Enfoca a questão da democracia enquanto processo e o contexto brasileiro, de modo a realçar o lugar da bandeira da democratização da gestão educacional, os principais artefatos legais a ela associados e a emergência do sistema municipal de ensino enquanto instância implicada na promoção da gestão democrática do ensino público. Na esteira desse debate, traz apontamentos sobre a especificidade da ação dos sistemas municipais e sobre tensões e desafios que circundam a adoção de princípios e valores democráticos. Destacando o protagonismo do sistema municipal de ensino no campo da normatização da gestão democrática, conclui que tal movimento encerra complexidade e contradições, numa difícil combinação de resultados que, por um lado, informam avanços, continuísmos e até retrocessos na dinâmica de democratização e, por outro, realçam a centralidade do ingrediente da participação política na constituição de bases político-institucionais verdadeiramente comprometidas com a gestão democrática do ensino público.Downloads
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Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Gestão democrática do ensino público e o município. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7412. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7412. Acesso em: 15 out. 2025.