Management in higher education: an overview of public universities practices in the United States
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7413Palavras-chave:
Acreditação acadêmica. Preparação para a faculdade. Ensino superior. Universidades públicas. Estados Unidos.Resumo
A gestão no ensino superior é um tema que vem ganhando mais atenção nas últimas décadas devido ao aumento do número de novas faculdades, especialmente nos Estados Unidos da América (EUA). O sistema norte-americano é único e difere da maioria dos países da América Latina principalmente pela descentralização do poder governamental, que pode ter contribuído para um sistema de gestão autônoma e local. Além disso, há uma comunidade estudantil altamente diversificada e multicultural nos EUA. Assim sendo, este trabalho apresenta uma abordagem sobre a gestão do ensino superior norte-americano, bem como alguns desafios e perspectivas dessa. A metodologia foi uma pesquisa documental realizada na web durante os anos de 2015 e 2016, com o objetivo de contextualizar o ensino básico no cenário preparatório para o ensino superior. Em seguida, uma análise descritiva dos diferentes níveis de ensino superior foi apresentada, avaliando as recomendações e as normativas federais que contribuíram para um sistema classificatório de acreditação acadêmica. Os resultados indicaram que, na ausência de um ministério federal regulamentador como o Ministério da Educação (MEC) no Brasil, rankings e sistemas de acreditação, como o Carnegie, tornam-se muito importantes como indicadores de qualidade. Entre os aspectos exclusivos do ensino superior dos EUA também está a adoção de conselhos universitários compostos por diferentes membros da comunidade acadêmica que contribuem para a tomada de decisões.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Management in higher education: an overview of public universities practices in the United States. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7413. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7413. Acesso em: 15 out. 2025.