Management in higher education: an overview of public universities practices in the United States

Autores

  • Eliane Thaines Bodah Universitaria Iberoamericana Autor
  • Brian William Bodah University of Washington Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7413

Palavras-chave:

Acreditação acadêmica. Preparação para a faculdade. Ensino superior. Universidades públicas. Estados Unidos.

Resumo

A gestão no ensino superior é um tema que vem ganhando mais atenção nas últimas décadas devido ao aumento do número de novas faculdades, especialmente nos Estados Unidos da América (EUA). O sistema norte-americano é único e difere da maioria dos países da América Latina principalmente pela descentralização do poder governamental, que pode ter contribuído para um sistema de gestão autônoma e local. Além disso, há uma comunidade estudantil altamente diversificada e multicultural nos EUA. Assim sendo, este trabalho apresenta uma abordagem sobre a gestão do ensino superior norte-americano, bem como alguns desafios e perspectivas dessa. A metodologia foi uma pesquisa documental realizada na web durante os anos de 2015 e 2016, com o objetivo de contextualizar o ensino básico no cenário preparatório para o ensino superior. Em seguida, uma análise descritiva dos diferentes níveis de ensino superior foi apresentada, avaliando as recomendações e as normativas federais que contribuíram para um sistema classificatório de acreditação acadêmica. Os resultados indicaram que, na ausência de um ministério federal regulamentador como o Ministério da Educação (MEC) no Brasil, rankings e sistemas de acreditação, como o Carnegie, tornam-se muito importantes como indicadores de qualidade. Entre os aspectos exclusivos do ensino superior dos EUA também está a adoção de conselhos universitários compostos por diferentes membros da comunidade acadêmica que contribuem para a tomada de decisões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Thaines Bodah, Universitaria Iberoamericana
    B.S. in Biological Sciences with specialization in Environmental Education by the Universidade Federal de Santa Maria (2001). M.S. in Education/ Environmental Practices by the Universidade de Passo Fundo (2006). Ph.D. in Horticulture by the Washington State University (2014). Post-doctorate in Biostatistics by the University of Washington (2016). Ed.D(c) in Leadership by the Fundación Universitaria Iberoamericana (2017). Adjunct Professor at OCC in Syracuse, NY, USA
  • Brian William Bodah, University of Washington
    B.S. in Environmental Sciences by the Ohio State University (2006). Ph.D. in Biological Systems Engineering by the Washington State University (2013). M.B.A. by the University of Washington (2016). Assistant Director at Cornell University, in Geneva, NY, USA.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Management in higher education: an overview of public universities practices in the United States. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7413. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7413. Acesso em: 15 out. 2025.