Gestão e qualidade da educação escolar básica: sentidos em construção
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7416Palavras-chave:
Democracia. Gestão da educação. Sentidos em construção.Resumo
Este texto apresenta uma revisão bibliográfica, visando analisar questões históricas e atuais relacionadas à formação, à função e às formas de provimento do diretor de escola e suas implicações na qualidade do ensino da escola pública, questionando transversalmente o papel dos pesquisadores da área e suas formas de estabelecer as relações entre a teoria e a prática. Assim, o texto é dividido em três partes: na primeira, apresentamos os sentidos construídos pela área da gestão educacional sobre os temas em destaque – gestão e qualidade – e identificados em nossos levantamentos e análises da produção do conhecimento; na segunda, propomo-nos a constituir os subsídios teórico-metodológicos que nos têm permitido a aproximação com a escola em novas bases epistemológicas, que são nossos sentidos em construção. Por fim, na terceira parte, relacionamos tais sentidos em construção com o que denominamos sentidos em construção pelas e nas escolas públicas municipais.Downloads
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Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
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Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Gestão e qualidade da educação escolar básica: sentidos em construção. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7416. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7416. Acesso em: 15 out. 2025.