Gestão e qualidade da educação escolar básica: sentidos em construção

Autores

  • Graziela Zambão Abdian Universidade do Vale do Rio dos Sinos Autor
  • Paulo Henrique Costa Nascimento Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7416

Palavras-chave:

Democracia. Gestão da educação. Sentidos em construção.

Resumo

Este texto apresenta uma revisão bibliográfica, visando analisar questões históricas e atuais relacionadas à formação, à função e às formas de provimento do diretor de escola e suas implicações na qualidade do ensino da escola pública, questionando transversalmente o papel dos pesquisadores da área e suas formas de estabelecer as relações entre a teoria e a prática. Assim, o texto é dividido em três partes: na primeira, apresentamos os sentidos construídos pela área da gestão educacional sobre os temas em destaque – gestão e qualidade – e identificados em nossos levantamentos e análises da produção do conhecimento; na segunda, propomo-nos a constituir os subsídios teórico-metodológicos que nos têm permitido a aproximação com a escola em novas bases epistemológicas, que são nossos sentidos em construção. Por fim, na terceira parte, relacionamos tais sentidos em construção com o que denominamos sentidos em construção pelas e nas escolas públicas municipais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziela Zambão Abdian, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com pós-doutoramento na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Assistente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp (Marília, SP).
  • Paulo Henrique Costa Nascimento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília, SP). Membro integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (Cepae).

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Gestão e qualidade da educação escolar básica: sentidos em construção. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7416. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7416. Acesso em: 15 out. 2025.