Matemática e realidade: uma análise de possibilidades para minimizar dificuldades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7419Palavras-chave:
Contextualização. Dificuldades de aprendizagem em Matemática. Matemática. Realidade.Resumo
Este artigo apresenta uma análise do modo como a utilização da realidade do estudante pode minimizar as dificuldades de aprendizagem (DA) no ensino de Matemática. O objetivo é identificar as percepções dos docentes participantes do estudo acerca da importância da valorização da realidade dos estudantes no processo de aprendizagem, buscando responder a questão central de pesquisa: De que modo abordar a realidade dos estudantes pode minimizar as dificuldades de aprendizagem em Matemática? Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para realizar a coleta de dados, aplicou-se um questionário com perguntas semiestruturadas a onze docentes de duas escolas, uma pública e a outra privada, dos municípios de Capivari do Sul e Porto Alegre, ambos no Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas por meio da análise textual discursiva (ATD). Conclui-se, com base na análise, que os participantes da pesquisa consideram que abordar a realidade pode minimizar as dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM), desde que o ensino priorize a contextualização e que a linguagem Matemática se aproxime da bagagem cultural trazida pelos estudantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Matemática e realidade: uma análise de possibilidades para minimizar dificuldades de aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7419. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7419. Acesso em: 15 out. 2025.