Matemática e realidade: uma análise de possibilidades para minimizar dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Autor
  • Lanúzia Almeida Brum Avila Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7419

Palavras-chave:

Contextualização. Dificuldades de aprendizagem em Matemática. Matemática. Realidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do modo como a utilização da realidade do estudante pode minimizar as dificuldades de aprendizagem (DA) no ensino de Matemática. O objetivo é identificar as percepções dos docentes participantes do estudo acerca da importância da valorização da realidade dos estudantes no processo de aprendizagem, buscando responder a questão central de pesquisa: De que modo abordar a realidade dos estudantes pode minimizar as dificuldades de aprendizagem em Matemática? Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para realizar a coleta de dados, aplicou-se um questionário com perguntas semiestruturadas a onze docentes de duas escolas, uma pública e a outra privada, dos municípios de Capivari do Sul e Porto Alegre, ambos no Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas por meio da análise textual discursiva (ATD). Conclui-se, com base na análise, que os participantes da pesquisa consideram que abordar a realidade pode minimizar as dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM), desde que o ensino priorize a contextualização e que a linguagem Matemática se aproxime da bagagem cultural trazida pelos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutoramento em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da PUCRS.
  • Lanúzia Almeida Brum Avila, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Psicopedagoga Institucional e Clínica (Fapa). Licenciada em Pedagogia - Orientação Educacional (Fapa).

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Matemática e realidade: uma análise de possibilidades para minimizar dificuldades de aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7419. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7419. Acesso em: 15 out. 2025.