O mal-estar da educação: sobre como Lourenço Filho tenta resolver a tensão indivíduo e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7448Keywords:
Sociedade. Indivíduo. Educação. Lourenço Filho.Abstract
A pretensão deste ensaio é tematizar o mal-estar da educação, provocado, de um lado, pela ânsia de controle da sociedade sobre o indivíduo e, de outro, pela capacidade que tem o indivíduo de afirmar-se em suas próprias vontades. A educação, desse modo, define-se na tensão entre uma dupla necessidade: de sobreviver e de conviver.Downloads
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Published
2017-10-17
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Artigos
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O mal-estar da educação: sobre como Lourenço Filho tenta resolver a tensão indivíduo e sociedade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7448. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7448. Acesso em: 16 oct. 2025.