Resolução problemas de estrutura aditiva por alunos de 4º ano do ensino fundamental

Autores/as

  • Sheila Denize Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7479

Palabras clave:

Resolução de problemas. Estrutura aditiva. Ensino fundamental de matemática.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de quarto ano do ensino fundamental, visando identificar que tipos de problemas oferecem-lhes dificuldades. Os sujeitos de pesquisa foram alunos de duas escolas particulares e uma escola pública de Campo Grande - MS. Verificou-se que o grau de dificuldade passou a ser maior quando os problemas apresentavam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões portadoras de informação; não buscavam os estados (inicial, intermediário ou final), mas, sim, as relações ou transformações; exigiam inversão da sequência temporal. Acredita-se que o professor tem um papel fundamental na superação de tais dificuldades, ao entender que os problemas visam à construção dos conceitos e que a sua operacionalidade deve ser provada diante de situações variadas.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Resolução problemas de estrutura aditiva por alunos de 4º ano do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7479. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7479. Acesso em: 15 oct. 2025.

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