O impacto da Alfabetização Solidária sobre a formação dos alfabetizadores

Autores

  • Almiro Schulz Universidade Antônio Carlos Autor
  • Valéria Rodrigues Dias Gomes Autor
  • Marta Lúcia Rezende Dominoni Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7523

Palavras-chave:

Alfabetização Solidária. Alfabetizador. Educação superior.

Resumo

O texto apresenta o resultado de pesquisa empírica realizada com o objetivo de verificar se o Programa de Alfabetização Solidária com as IES parceiras exerceu algum impacto sobre os alfabetizadores quanto à educação continuada (superior) e se ocorrem mudanças na vida do alfabetizador em decorrência de sua participação no programa, em especial quanto à sua formação cidadã. Como sujeitos da pesquisa, participaram 396 alfabetizadores de 19 módulos, de 1999 a 2005, de oito municípios do Nordeste, parceiros do Centro Universitário do Triângulo. Os resultados da pesquisa mostram que muitos ingressaram na educação superior e que a maioria pretende continuar seus estudos; ainda, segundo eles, ocorreram mudanças em sua visão de cidadania.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

O impacto da Alfabetização Solidária sobre a formação dos alfabetizadores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7523. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7523. Acesso em: 16 out. 2025.