Educação, cidadania, criatividade e sociedade: revendo paradigmas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i2.7582Palavras-chave:
Cidadania. Paradigmas. Educação inclusiva. Criatividade. Sociedade.Resumo
O artigo propõe-se apresentar questões teórico-conceituais e reflexões sobre o tema da cidadania em educação especial e educação inclusiva. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais e aos professores envolvidos nesse processo a busca de qualificação em várias áreas do conhecimento, desenvolvendo funções cognitivas e sociais. Atenção especial é dada às contribuições teóricas de Vygotsky e suas implicações para o debate sobre inclusão na educação e na sociedade, questionando paradigmas. O artigo refere-se à importância da criatividade e, questiona conceitos, assinalando para a necessidade de aceitação incondicional de diferenças entre as pessoas numa postura ética solidária.Downloads
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Publicado
2017-11-20
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Educação, cidadania, criatividade e sociedade: revendo paradigmas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i2.7582. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7582. Acesso em: 15 out. 2025.