Educar à força de perguntas: questões sobre a prática pedagógica em Platão

Autores

  • Rodinei Balbinot Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7604

Palavras-chave:

Educação. Prática pedagógica. Logos. Força de perguntas. Intervenção.

Resumo

Este ensaio pretende seguir as trilhas da proposição platônica de educar à força de perguntas. Inicialmente, detemos nossa atenção no contexto de Platão e no ideal da paidéia grega. Em seguida, analisamos a alegoria da caverna em cada conjunto de questões propostas por Platão pela boca de Sócrates. Em ambos os pontos nosso foco é a educação e a prática pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Educar à força de perguntas: questões sobre a prática pedagógica em Platão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7604. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7604. Acesso em: 15 out. 2025.