A pedagogia da alternância e a modelagem matemática: aproximações de propósitos?

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor
  • Daniana de Costa Autor
  • Marcelo Peruzzo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7606

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância. Modelagem matemática. Educação do campo.

Resumo

O presente trabalho é parte de um amplo projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido em torno da temática da educação do campo, cuja finalidade é contribuir para a construção de referenciais teóricos e metodológicos para a pedagogia da alternância. Neste artigo é feita uma breve retrospectiva histórica da pedagogia da alternância, bem como são apresentados alguns elementos dos fundamentos pedagógicos e da concepção de aprendizagem que lhe dá sustentação teórico-metodológica. Apresenta-se um conceito e discutem-se possibilidades da modelagem a matemática, lançando-se a hipótese de que existem aproximações entre o método da alternância e o método da modelagem. Tendo por base uma experiência de ensino de ciências em uma casa familiar rural de Santa Catarina, o artigo apresenta e discute algumas possibilidades para o uso da modelagem matemática no contexto dessa metodologia.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

A pedagogia da alternância e a modelagem matemática: aproximações de propósitos?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7606. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7606. Acesso em: 15 out. 2025.