O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7672Keywords:
Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Ciência. Corpo humano.Abstract
Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, sobre o processo do ensino e da aprendizagem interagindo com a pesquisa e relacionado à abordagem científico-pedagógica do corpo humano. A investigação foi desenvolvida com um grupo de 35 alunos e sua professora, com a participação da pesquisadora, na 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública, com o objetivo de configurar como emergem e são explicitadas as dimensões do corpo humano. A coleta realizou-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com alunos e a professora, pesquisas desenvolvidas pelos alunos, em suas comunidades e atividades de ensino. A análise revelou que, de uma prática construída/desenvolvida em incessante diálogo nas situações reais de trabalho do grupo de alunos com a professora e a pesquisadora emergiu a aprendizagem significativa do corpo humano, construída e imbricada com as histórias de vida de cada aluno, implicando seus conflitos, angústias, desafios, desejos, saberes, vivências sociais e emocionais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-19
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7672. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7672. Acesso em: 15 oct. 2025.