A infância e o desenvolvimento infantil na perspectiva dos professores da educação infantil

Autores

  • Natalino Pértile Autor
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7933

Palavras-chave:

Infância. Desenvolvimento. Formação de professores.

Resumo

A criança é um sujeito ativo desde o nascimento. Constitui função do educador atendê-la bem em todos os sentidos. É difícil dar-lhe uma atenção adequada sem que se compreenda a especificidade desse tipo de atendimento, que depende, entre outros aspectos, da concepção que o profissional que a atende possui de infância e de desenvolvimento infantil. Buscamos neste artigo discutir as concepções sobre infância e desenvolvimento infantil de professores que atuam com crianças de zero a três anos, relacionando essas concepções com a sua proposta pedagógica. A base empírica para essa discussão encontra-se num trabalho de investigação que teve como amostra 43 professores de quatro instituições de educação infantil. O embasamento teórico teve por sustentação autores que compreendem a construção do sujeito e do processo de desenvolvimento como uma constante interação. Os dados analisados permitiram-nos identificar, no que se refere às concepções de infância que esses profissionais manifestaram, domínio na concepção interrelacional, seguida da naturalista e da ambientalista. Nas concepções de desenvolvimento, também se evidenciou um domínio na concepção inter-relacional, seguida da ambientalista e da naturalista. Relacionando as concepções de infância e de desenvolvimento infantil com as propostas pedagógicas desses profissionais, identificou-se coerência na maioria das respostas analisadas, entretanto há respostas que revelam sintonia parcial e, em menor número, as que não tiveram sintonia. Diante desses dados, reitera-se o pressuposto de que as concepções de infância e de desenvolvimento infantil que os professores possuem estão relacionadas às propostas pedagógicas que aplicam em sala de aula.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

A infância e o desenvolvimento infantil na perspectiva dos professores da educação infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 135–145, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7933. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7933. Acesso em: 15 out. 2025.