Racionalidade comunicativa e a perspectiva da tolerância e do consenso na educação

Autores/as

  • Luiz Roberto Gomes UniversidadeSão Marcos, Unasp e Metrocamp. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7976

Resumen

O presente ensaio procura enfocar os conceitos de emancipação, consenso, tolerância e educação, tomando como referência a tradição da teoria crítica, circunscrita mais especificamente no âmbito da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Trata-se de uma investigação que resgata as premissas teóricas de Habermas, como base conceitual e como identificação das possíveis contribuições da sua teoria para a fundamentação de um projeto educativo crítico-emancipatório baseado no reconhecimento intersubjetivo das pretensões de validade do agir comunicativo. Com o referencial do potencial crítico e reflexivo da modernidade, continuado por Habermas na teoria do agir comunicativo, o artigo salienta a relevância do consenso como um critério fundamental para o desenvolvimento de uma ação educativa emancipatória

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

Racionalidade comunicativa e a perspectiva da tolerância e do consenso na educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 25–38, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7976. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7976. Acesso em: 15 oct. 2025.