Qualidade social da escola pública e formação dos docentes

Autores

  • Bernard Charlot Livre-docente pela Universite de Paris X (Paris- Nanterre), U.P. X, França. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7977

Palavras-chave:

qualidade da escola, qualidade social da escola, formação docente.

Resumo

O texto discute a qualidade social da escola pública e a formação docente. Com base numa pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais (Inep) sobre a qualidade da educação nas 4a e 8a séries do ensino fundamental, o texto problematiza vários conceitos, entre os quais o da “qualidade da educação”, comumente usado de forma vaga e com um caráter ideológico; a “qualidade social da escola”, um conceito estranho. Cada sociedade tem uma escola que está de acordo com ela, ou seja, a sociedade tem uma escola com a “qualidade social” de que precisa. O texto conclui discutindo a questão de qual professor e de qual formação se fala e afirmando que não é qualquer formação que pode contribuir para uma melhoria da “qualidade da educação”.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

Qualidade social da escola pública e formação dos docentes. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 39–48, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7977. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7977. Acesso em: 15 out. 2025.