A concepção de filosofia da educação no pensamento de John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8034Palavras-chave:
Democracia e Educação. Educação. Filosofia. John DeweyResumo
Este artigo apresenta aspectos da concepção de filosofia da educação elaborada por John Dewey (1859-1952) em sua obra Democracia e educação, publicada pela primeira vez em 1916. A hipótese que orienta o trabalho é a de que a noção de filosofia da educação perpassa todo o livro de Dewey, considerado sua obra-prima (masterpiece). Dewey defendeu a tese de que a filosofia deveria ser considerada a teoria geral da educação. Procura-se desenvolver essa conceituação realizada pelo filósofo norte-americano. A filosofia recebeu uma importante função social, cultural e pedagógica no pensamento deweyano. Isso tinha por objetivo realizar a crítica dos sistemas filosóficos clássicos, como o estoicismo, a escolástica, o racionalismo, o empirismo, o idealismo e o liberalismo. Além disso, a proposta filosófica de Dewey objetivava livrar a reflexão filosófica da esterilidade e da inércia. Em outras palavras, incentivar a colaboração da filosofia com a sociedade e a cultura. Nesse propósito, a educação teria um lugar de destaque. Não obstante o papel fundamental desempenhado pela filosofia na educação, é possível também identificar algumas críticas a essa atribuição. A crítica consiste no argumento de que Dewey defendeu uma concepção instrumental da filosofia, distante da crítica.Downloads
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Publicado
2018-04-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A concepção de filosofia da educação no pensamento de John Dewey. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8034. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8034. Acesso em: 15 out. 2025.