Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão das instituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8039Palavras-chave:
Arquitetura. Cultura digital. Ensino superior.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a expansão do ensino superior no Brasil no contexto da cultura digital contemporânea, com o foco na relação entre educação e arquitetura. Após análise deste contexto e de um panorama sobre as políticas públicas recentes, visando à expansão da universidade brasileira, discutimos os desafios que a cultura digital traz para a educação contemporânea e seus reflexos na arquitetura. Nesta análise, consideramos a arquitetura como um elemento de um currículo que denominamos de (in)visível. Com dados de uma pesquisa de campo sobre a expansão de duas instituições de ensino superior na Bahia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (Ifba), ambos na cidade de Barreiras, desenvolvemos, ao final, a ideia de que outras arquiteturas são necessárias para as edificações do ensino superior no contexto contemporâneo, imerso em tecnologias digitais de informação e comunicação.Downloads
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Publicado
2018-04-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão das instituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8039. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8039. Acesso em: 15 out. 2025.