O enfoque CTS no curso de Pedagogia: problematizando o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Graziela Piccoli Richetti Universidade Federal de Juiz de Fora Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8165

Palavras-chave:

Alfabetização científica. CTS. Ensino de ciências. Estratégias metodológicas. Formação inicial de professores.

Resumo

Nos cursos de Pedagogia, as discussões sobre o ensino de ciências (EC) geralmente são limitadas, pois, nos anos iniciais do ensino fundamental, priorizam-se a alfabetização e o ensino da matemática. Documentos curriculares recomendam que o EC contemple discussões sobre as interfaces entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), cujo enfoque pressupõe o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes. Os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental precisam estar preparados para planejar aulas e atividades que articulem temas de relevância social com significados reais. Apresentam-se, neste artigo, perspectivas do enfoque CTS para problematizar conteúdos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental no curso de licenciatura em Pedagogia. No componente curricular Fundamentos de Ciências, os licenciandos elaboraram sequências de atividades que deveriam articular um tema de relevância social aos pressupostos teóricos do enfoque CTS e aos conteúdos de ciências. As propostas priorizaram temas sobre meio ambiente e saúde, favorecendo a construção de ideias sobre aspectos sociais, culturais e tecnológicos, contribuindo para a formação da cidadania. Depreende-se que os cursos de licenciatura devem trazer as discussões sobre CTS em seus componentes curriculares, visando uma formação inicial de qualidade e que aborde situações cotidianas. Nessa perspectiva, o ensino de ciências poderá favorecer o desenvolvimento da alfabetização científica e o exercício da cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziela Piccoli Richetti, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e professora de Química na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

O enfoque CTS no curso de Pedagogia: problematizando o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 297–321, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8165. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8165. Acesso em: 15 out. 2025.