Experimentações e práticas investigativas: reflexões sobre o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental

Autores/as

  • Leandro Carlos Ody Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim Autor/a
  • Maristela Longo Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8172

Palabras clave:

Ensino de ciências. Experimentações. Práticas investigativas.

Resumen

A escrita deste trabalho tem seu embasamento em dados resultantes de estudos bibliográficos no grande tema ensino de ciências, mais especificamente para os anos finais do ensino fundamental, com o intuito de levantar algumas questões centrais a essa temática. As reflexões apresentadas pautam-se em ações metodológicas que colaborem para o processo de aprendizagem na área de ciências da natureza, por meio de estudo não apenas teórico, mas também contextualizado, com experimentações e atividades práticas e investigativas que promovam a participação dos estudantes e a efetiva compreensão desta área do conhecimento. Inicia-se com uma breve descrição sobre ciências, em seguida são apresentadas algumas reflexões sobre ciências da natureza e sua relação com outros saberes para a promoção da alfabetização científica. Por fim, expõe-se que o conhecimento conceitual em ciências adquire sentido para os estudantes quando este estudo se torna processual, ou seja, no momento em que a experimentação e outras práticas pedagógicas de caráter investigativo passam a ser incluídas nas aulas de ciências.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leandro Carlos Ody, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, no curso interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Mestrado Profissional em Educação.
  • Maristela Longo, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Pedagoga da rede municipal de São Valentim, RS.

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

Experimentações e práticas investigativas: reflexões sobre o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 438–454, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8172. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8172. Acesso em: 15 oct. 2025.