Método científico ao alcance de todos: uma análise da iniciação científica nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Daiane Martins Bocasanta Universidade do Vale do Rio dos Sinos Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8176

Palavras-chave:

Anos iniciais. Iniciação científica. Michel Foucault.

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação que buscou problematizar a iniciação científica (IC) que cada vez mais precocemente passa a ser endereçada aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Esse objetivo desdobrou-se nas seguintes questões de pesquisa: as crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, são assujeitadas à racionalidade moderna, em que a ciência ocupa um lugar privilegiado entre os saberes? De que forma isso ocorre? O referencial teórico em que se apoiou a pesquisa situa-se em uma abordagem pós-metafísica, especialmente nas teorizações de Michel Foucault e seus comentadores. O material de pesquisa foi composto por pôsteres apresentados no Salão UFRGS Jovem, regulamentos do evento, anotações de observações em diário de campo e um livro sobre metodologia científica para diferentes públicos. A metodologia de pesquisa utilizada situa-se na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Entre os resultados obtidos na pesquisa, observou-se que: a) a implementação precoce da IC visa à formação de sujeitos cujos interesses voltem-se para as carreiras científicas; e b) a IC desejável a ser implementada nas escolas de educação básica presta-se a treinar, educar e exercitar cada parte do corpo de potenciais candidatos a carreiras científicas, apesar de o material de pesquisa muitas vezes descrever a IC como uma forma de desenvolver a criatividade ou o pensar cientificamente como um pensar livre.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiane Martins Bocasanta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento de Humanidades, Área de Polivalência.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Método científico ao alcance de todos: uma análise da iniciação científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 501–527, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8176. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8176. Acesso em: 15 out. 2025.