Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina

Autores

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo Autor
  • Sayonara Cunha de Paula Universidade Federal do Espírito Santo Autor
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8353

Palavras-chave:

Avaliação institucional. Avaliação de sistema. Formação de professores. Educação Física. América Latina.

Resumo

Investiga como a avaliação institucional e de sistemas é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em oito países da América Latina. Utiliza como fontes 22 planos de disciplinas de avaliação educacional. A temática se apresenta em 19% e 23% dos planos, respectivamente. Sobre a avaliação institucional as disciplinas tematizam sua definição, instrumentos, critérios, procedimentos e resultados, entendendo-a como importante ferramenta coletiva. Já as avaliações de sistemas têm como intuito apresentar as provas nacionais e internacionais, discutindo seus componentes e estruturas. Os dados revelam que os sistemas nacionais e internacionais de avaliação se diferem entre os países assumindo diferentes nomenclaturas, período em que se aplicam, público alvo e áreas abordadas, no entanto é possível perceber um movimento de alinhamento do conhecimento a ser avaliado. Nessa direção, identificamos a preocupação das disciplinas em possibilitar que o professor em formação conheça a estrutura dessas avaliações em nível nacional e internacional.

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Biografia do Autor

  • Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do grupo Proteoria.
  • Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo
    Aluna de doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Rede Municipal de Cariacica-ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
  • Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo
    Aluno de doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Rede Municipal de Cariacica-ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 99–116, 2018. DOI: 10.5335/rep.v26i1.8353. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8353. Acesso em: 15 out. 2025.

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