Planejamento e autoavaliação institucional: articulações possíveis e necessárias

Autores

  • Fernanda Figueira Marquezan Universidade Franciscana, Santa Maria/RS Autor
  • Greice Scremin Universidade Franciscana, Santa Maria/RS Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8356

Palavras-chave:

Projeto de Autoavaliação Institucional, Comissão Própria de Avaliação, Cultura Avaliativa.

Resumo

Este trabalho discute a necessária articulação entre uma proposta de autoavaliação e planejamento institucional de uma IES comunitária do interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. Valeu-se de obras referentes à avaliação e aos marcos regulatórios da educação superior e documentos institucionais, desenvolvido no contexto de uma Comissão Própria de Avaliação. Este estudo foi efetivado para fins de qualificação do processo de autoavaliação, sendo materializado na atualização do Projeto de Autoavaliação Institucional da IES em questão. Os arranjos teóricos destacam o papel da autoavaliação como instrumento de gestão, bem como a compreensão de que o conhecimento da realidade institucional permite a melhoria da articulação entre as políticas de ensino, pesquisa e extensão. O artigo destaca a necessidade da implementação de uma cultura avaliativa de caráter institucional que congregue a participação da comunidade por meio da colaboração, tanto no processo de autoavaliação, como no de subsídios para o planejamento institucional. Portanto, a qualidade acadêmica é perpassada pela coerência entre a missão, os princípios educativos e as políticas institucionais realizadas. Por fim, faz-se necessário possibilitar aos membros da comunidade acadêmica, a autoconsciência de suas qualidades, dificuldades e desafios, a fim de aprimorar a cultura avaliativa.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS
    Representante Docente na CPA. Profª Drª Adjunta do Curso de Mestrado em Ensino de Linguagens e Humanidades (MEHL) e do Curso de Pedagogia
  • Greice Scremin, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS
    Representante Docente na CPA Profª Drª Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Curso de Pedagogia

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Planejamento e autoavaliação institucional: articulações possíveis e necessárias. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 139–157, 2018. DOI: 10.5335/rep.v26i1.8356. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8356. Acesso em: 15 out. 2025.