Análise crítica dos instrumentos de avaliação de cursos de graduação do Sinaes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8401

Palavras-chave:

Avaliação da educação superior. SINAES. Instrumentos.

Resumo

Há pouco tempo o SINAES completou uma década tendo como uma de suas principais metas a melhoria da qualidade das instituições e dos cursos. Para alcançar esse importante objetivo, é fundamental que os instrumentos avaliativos empregados pelo sistema possuam adequação conceitual e técnica. Assim, após dez anos de operacionalização, cabe perguntar: Especificamente no âmbito da avaliação dos cursos, os instrumentos empregados pelo SINAES conseguem ‘separar o joio do trigo’? Com o objetivo de contribuir no esclarecimento de tal questão, o presente artigo desenvolve, por meio de revisão da literatura e comparação de resultados, uma análise crítica dos instrumentos de avaliação de cursos de graduação do SINAES. O estudo evidenciou que os instrumentos visitas in loco e Enade não possuem os atributos de validade e confiança.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Análise crítica dos instrumentos de avaliação de cursos de graduação do Sinaes. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 183–199, 2018. DOI: 10.5335/rep.v26i1.8401. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8401. Acesso em: 15 out. 2025.