Formação para a docência na Educação Infantil

configuração curricular de um Curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.9061

Palavras-chave:

organização curricular, pedagogia, docência, infância

Resumo

O presente artigo, apresenta resultados de uma pesquisa que teve como problemática investigar a configuração curricular do Curso de Pedagogia da Unisul referente a incorporação de conhecimentos para a docência na Educação Infantil, tendo em conta a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia de 2006. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental do currículo do Curso de Pedagogia da Unisul, bem como, dados de uma entrevista com a coordenação. Para a organização e análises dos dados optou-se pelo Técnica de Análise de Conteúdo. Os dados revelaram a presença de unidades de aprendizagem específicas relativas à infância e às crianças de forma a indicar uma articulação teórico-prática para a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como, a existência de uma disparidade entre carga horária destinada à formação para a docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

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Publicado

2023-05-02

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Formação para a docência na Educação Infantil: configuração curricular de um Curso de Pedagogia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e9061, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.9061. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9061. Acesso em: 15 out. 2025.