Transição ensino médio - educação superior
um comparativo das expectativas de estudantes do ensino regular e da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.9126Palavras-chave:
Ensino médio, Ensino regular, Educação de jovens e adultos, ExpectativasResumo
Esta pesquisa buscou compreender as expectativas dos estudantes do terceiro ano do ensino médio, modalidades regular e educação de jovens e adultos (EJA), do Colégio Estadual Normal Professor Cesar Augusto Ceva, situado no município de Ipameri, no Sul do estado de Goiás, em relação à continuidade de seus estudos. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada em registros acadêmicos da instituição de ensino, e também respaldada em dados de instituições de pesquisa de abrangência nacional, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica, que subsidiou a análise dos dados documentais e versou sobre temas como: projetos e perspectivas, representação social, perfil educacional e de trabalho, processos de exclusão escolar, e desafios a serem enfrentados pelos jovens estudantes, especialmente os do ensino médio. Como resultado, esta investigação mostrou que, a despeito das diferenças de perfil entre estudantes do ensino regular e da EJA, eles têm em comum o desejo de continuar seus estudos, conciliando com o trabalho, com vistas a conquistar um diploma de nível superior ou técnico/tecnológico, e se apresentar de forma mais qualificada para o mercado de trabalho.