Transição ensino médio - educação superior

um comparativo das expectativas de estudantes do ensino regular e da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.9126

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino regular, Educação de jovens e adultos, Expectativas

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender as expectativas dos estudantes do terceiro ano do ensino médio, modalidades regular e educação de jovens e adultos (EJA), do Colégio Estadual Normal Professor Cesar Augusto Ceva, situado no município de Ipameri, no Sul do estado de Goiás, em relação à continuidade de seus estudos. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada em registros acadêmicos da instituição de ensino, e também respaldada em dados de instituições de pesquisa de abrangência nacional, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica, que subsidiou a análise dos dados documentais e versou sobre temas como: projetos e perspectivas, representação social, perfil educacional e de trabalho, processos de exclusão escolar, e desafios a serem enfrentados pelos jovens estudantes, especialmente os do ensino médio. Como resultado, esta investigação mostrou que, a despeito das diferenças de perfil entre estudantes do ensino regular e da EJA, eles têm em comum o desejo de continuar seus estudos, conciliando com o trabalho, com vistas a conquistar um diploma de nível superior ou técnico/tecnológico, e se apresentar de forma mais qualificada para o mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Chaiane de Medeiros Rosa, UFG

    Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). Técnica em Assuntos Educacionais na UFG. 

  • Patrícia Rodrigues Luiz Peixoto, Universidade Federal de Goiás

    Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Câmpus Catalão (2013). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fundação Educacional de Goiás - Faculdade Lions. Graduada em Pedagogia pela UFG - Câmpus Catalão (2002).  Docente da educação básica na Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte de Goiás e na Prefeitura Municipal de Ipameri-Goiás.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Transição ensino médio - educação superior: um comparativo das expectativas de estudantes do ensino regular e da educação de jovens e adultos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e9126, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.9126. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9126. Acesso em: 15 out. 2025.