Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Anteriores
Histórico e escopo
Políticas editoriais
Submissões
Equipe editorial
Contato
Notícias
Buscar
Atual
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 31 (2024): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
v. 31 (2024): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
Publicado:
2024-02-16
Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação
Gestos de cuidado
dimensão necessária ao processo de alfabetização filosófica!
Ana Corina Salas Correa; Maria Reilta Dantas Cirino (Autor)
e16096
PDF
Autismo e Paulo Freire
A Inter-relação entre Ética, Estética e Política
Uania Soares Rabelo de Moura, Natália Medina Araújo, Anne Gabriele Lima Sousa d Carvalho (Autor)
e16121
PDF
Cartas pedagógicas no processo de educação libertadora na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas/Moçambique-África
Márcio Nonato Diniz Ferreira, Paola Andressa Scortegagna, Franciele Clara Peloso (Autor)
e16234
PDF
A construção da educação decolonial em Moçambique à luz das pedagogias de libertação de Paulo Freire e Amílcar Cabral
Anfibio Zacarias Huo, João Clemente De Souza Neto (Autor)
e16337
PDF
Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista
Josiane Beloni de Paula, Elison Antonio Paim (Autor)
e16348
PDF
Paradoxos da Emancipação dos Oprimidos
Contribuições de Freire, Benincá e Memmi
Telmo Marcon, Elisa Mainardi (Autor)
e16444
PDF
A influência de Memmi, Fanon e Cabral na obra de Freire
Mariateresa Muraca (Autor)
e15921
PDF
Decolonialidade e quadrinhos
definições e propostas para a educação em ciências
Kassiano Ferreira, Patricia Montanari Giraldi (Autor)
e16168
PDF
Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola
contribuições do pensamento de Paulo Freire
Manuel João António Alfredo, Mônica Souza Moreira, José Jackson Reis dos Santos, Sintia Maria Gomes Ferraz (Autor)
e16397
PDF
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Palavras inacabadas
o habitar entre a pesquisa e a docência
Betina Schuler, Elisandro Rodrigues (Autor)
e16389
PDF
Sobre o escutar e algumas outras coisas perdidas
Renata Karla Magalhães Silva, Walter Omar Kohan (Autor)
e15901
PDF
A pesquisa na formação inicial de professores
diálogos com Charles Wright Mills
Graziele Ramos Schweig, Cláudio Márcio Oliveira (Autor)
e16016
PDF
A Formação Continuada de Professores e a Promoção da Pesquisa Escolar
Articulações Necessárias
Vanessa Candito, Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Felix Alexandre Antunes Soares (Autor)
e16095
PDF
A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente
Vinicius da Silva Freitas, Paula Paraguassú Brandão, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu (Autor)
e16104
PDF
Estágio Docente na Pós-Graduação e a Formação de Professoras/es de Português como Língua Estrangeira
Reflexões de uma Práxis Pedagógica
Jessica do Rosário Bandeira, Milan Puh (Autor)
e16113
PDF
Pesquisa e Formação docente
contribuições de um grupo colaborativo
Monica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães (Autor)
e16246
PDF
O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente
perspectivas de professores da educação básica
Maria Alessandra Lima Moulin, Lívia Gonçalves de Oliveira, Edileuza Fernandes (Autor)
e16293
PDF
A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência
abordagem translacional
Fidelis Lima Leal, Hilda Mara Lopes Araujo (Autor)
e16340
PDF
Uma “troca de cartas” entre educadores
repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica
José Janerson de Matos Moraes, Elen Cristina Werner Padilha, Vinicius Bertoncini Vicenzi (Autor)
e16346
PDF
O trabalho na universidade e o bem comum
a mercantilização da pesquisa e a governança digital
Maximiliano Valerio Lopez (Autor)
e16349
PDF
A relação entre pesquisa e docência
possíveis alternativas ao produtivismo
Marcio Luis Marangon, Leandro Ferraz (Autor)
e16353
PDF
Docência como um processo autopoiético
deambulações escritas ao redor da formação docente
Tiago Almeida, Fabiana Fernandes Ribeiro Martins (Autor)
e16388
PDF
O professor amplo de Lawrence Stenhouse e o ato de pensar como finalidade consciente da ação educativa em John Dewey
princípios de uma docência investigativa
Miguel da Silva Rossetto (Autor)
e16448
PDF
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Educação a Distância
apocalípticos e integrados
Braian Veloso (Autor)
e15726
PDF
Novidade sem o Novo
educação e inovação no neoliberalismo
Bruno Antonio Picoli, Samuel Mânica Radaelli (Autor)
e16169
PDF
A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica
Jesus Maria Vaz Fernandes (Autor)
e16258
PDF
Políticas públicas e possibilidades pedagógicas do cinema na escola como educação antirracista e indígena
José Alex Soares Santos, Fabio José Paz Da Rosa, Adriana Mabel Fresquet (Autor)
e16345
PDF
Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM
Ery Jardim, Idio Fridolino Altmann, Ingridi Vargas Bortolaso, Paulo Fossatti (Autor)
e16352
PDF
Formação lúdica como campo de inovação
Jociane Cajado da Silva, Ana Paula Silva da Conceição, Antonete Araújo Silva Xavier (Autor)
e16355
PDF
Experiências formativas inovadoras na escola
limites e possibilidades
Cláudio Almir Dalbosco, Catia Piccolo V. Devechi, Luciana Maria Schmidt Rizzi, Gislene Garcia, Vera Dalbosco (Autor)
e16359
PDF
XML
Inovação, educação e modo de vida sustentável
entre a hybris neoliberal e a sophrosine de outro imaginário possível
Ângelo Vitório Cenci, Andrei Luiz Lodéa (Autor)
e16386
PDF
A educação no contexto das inovações digitais
José Pedro Boufleuer, Gian Eligio Soliman Ruschel, Sirlei Rigodanzo (Autor)
e16405
PDF
XML
Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica
uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade
Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza, Leonardo Zenha Cordeiro (Autor)
e15727
PDF
O popular como opção formativa
contribuições dos Estudos Culturais para a educação na era digital
Gilson Cruz Junior (Autor)
e15758
PDF
Ensino de literatura e formação leitora com mídias digitais
propostas híbridas para aplicabilidade em sala através da literatura fantástica de Geraldo Maciel
Marina Macedo Santos Martins, José Edilson de Amorim (Autor)
e16208
PDF
Colaboração e Diálogo na Formação Interprofissional em Saúde
inovação hermenêutica
Renata Maraschin, Maria Fernanda Lago de Mello, Marcelo J. Doro (Autor)
e16357
PDF
Retorno ao necessário
a dimensão inovadora da práxis do diálogo para a formação humana
Enrique Sérgio Blanco (Autor)
e16360
PDF
Práticas em Educação Infantil em Brasília
Tablets, Papel e Lápis ou Objetos cotidianos e Imaginação?
Francisco Rengifo-Herrera (Autor)
e16373
PDF
O desenvolvimento humano como fundamento da inovação
um debate em Amartya Sen
Mauricio João Farinon (Autor)
e16434
PDF
Artigos de fluxo contínuo
O uso do software Luz do Saber para a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual
Maria do Socorro Moraes Soares Rodrigues, Adriana Leite Limaverde Gomes (Autor)
e14986
PDF
Sentir e pensar no ensino superior
autorregulação da emoção na aprendizagem acadêmica
Letícia Ribeiro Lyra, Adriana Salete Loss, Márcia Gorett Ribeiro Grossi (Autor)
e15152
PDF
Autismo e subjetividade na construção de práticas pedagógicas inclusivas
Maria Angélica A. M. Pisetta, Angelina Gabrielle M. O. Pereira (Autor)
e15268
PDF
A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique
Leonel Elias Bene, Regina Magna Bonifácio de Araújo (Autor)
e15287
PDF
As práticas pedagógicas de professores da Educação Básica e suas contribuições na aprendizagem de estudantes surdos
Klayton Santana Porto, Luana Silva Santana (Autor)
e15348
PDF
O ensino de Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa
Josiane Cotrin Pierasso do Nascimento, Denis Rogério Sanches Alves, Raquel Angela Speck (Autor)
e15454
PDF
Rastros do brincar nas tecnologias digitais como espaço potencial da amizade
linhas de fuga do dispositivo da redenção
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto (Autor)
e15554
PDF
O ensino superior para acesso à mobilidade social
a inserção profissional de alunos egressos da Baixada Fluminense
Ana Carolina De Gouvêa Dantas Motta, Marco Aurelio Carino Bouzada, Vilson Vieira De Paula (Autor)
e15606
pdf
Entre lendas fluviais e urbanas
uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais
José Pereira de Barros, Edna Silva Vasconcelos Marques, Geam Karlo-Gomes, Isaac Itamar de Melo Costa, Emmanuella Farias de Almeida Barros (Autor)
e15657
PDF
Definições de exclusão digital na educação e estratégias de enfrentamento
uma revisão sistemática
Caroline Gomes Pirajá, Jaciara de Sá Carvalho, Roberto Cardoso Freire da Silva (Autor)
e15684
PDF
A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental
uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos
Luany Renata Santos, Carolina José Maria, Solange Wagner Locatelli (Autor)
e15742
PDF
Curso de extensão sobre pesquisa narrativa (auto) biográfica
possibilidades de pesquisa e de formação com professores
Caio Corrêa Derossi, Andrea Abreu Astigarraga (Autor)
e15757
PDF
Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional
Cíntia Bissacotti, Sílvia Maria de Oliveira Pavão (Autor)
e15764
PDF
Professores em início de carreira docente
contribuições de um acompanhamento durante um curso de formação
Letícia Costa de Macedo, Laura Noemi Chaluh, Gabriela Caritá , Carla Andréa Brande (Autor)
e15777
PDF
O uso do livro didático na educação infantil
alguns apontamentos
Ana Paula Braz Maletta, Taís Aparecida de Moura (Autor)
e15871
PDF
Uso de Aplicativos Móveis no Ensino de Língua Inglesa
Kedman Jesus Silva, Derli Juliano Neuenfeldt (Autor)
e15911
PDF
As representações do professor na educação bilíngue para surdos
uma análise discursiva de orientações do manual didático
Edcarlos Paz de Lucena, Joseilda Alves de Oliveira, Nara Karolina de Oliveira Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa (Autor)
e15938
PDF
A participação guiada como um dispositivo de interação verbal na educação infantil
Adriana Bragagnolo (Autor)
e15962
PDF
As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio
Guilherme Araújo Soares, Ynara Silva Luniere Brito, Maria Ione Feitosa Dolzane (Autor)
e15985
PDF
Uma educação para a democracia
a Literatura de Testemunho no ensino de História
Letícia Queiroz De Carvalho, Luiz de Souza Porto Coêlho (Autor)
e16029
PDF
Atividades escolares fora da sala de aula no Geoparque Quarta Colônia, RS, Brasil
implicações e interesses de docentes
Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo, Rosemar de Fátima Vestena (Autor)
e16048
PDF
Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique
Timóteo Daca, Gustavo Sinezio Goulart, Bernardo Matsimbe, Armenio Matsolo, Pedro Pessula, Ricardo Drews (Autor)
e16108
PDF
Aprendizagem baseada em projeto
moda e sustentabilidade
Tania Maria Costa, Thaissa Schneider (Autor)
e16112
PDF
Construindo Caminhos
Educação Profissional e Tecnológica Emancipadora para a Comunidade Surda
Samara dos Santos, Jorge da Cunha Dutra (Autor)
e16515
PDF
Atelier Pedagógico e Participação Infantil
um Estado da Arte
Anne Heracléia Brito e Silva, Jacqueline Silva da Silva (Autor)
e14947
PDF
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB
entre a qualidade de ensino e a indução de resultados
Odete Mendes, Maria Edilene Ribeiro, Marcelo Barros Capela (Autor)
e15056
PDF
O papel de narrativas fantasmáticas na avaliação educacional pernambucana:
da 'falta constitutiva' à transformação neoliberal
Divane Oliveira de Moura Silva, Kátia Silva Cunha (Autor)
e15267
PDF
Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação
divergências entre perspectivas teóricas
Maria Lídia Sica Szymanski, Veronice Suriano Alves (Autor)
e15284
PDF
Avaliação em larga escala no Brasil
uma análise do Enem por meio da abordagem do ciclo de políticas
Rodrigo Marques, Ronildo Stieg, Jean Carlos Freitas Gama, Wagner dos Santos (Autor)
e15304
PDF
A formação intercultural indígena do Agreste e Sertão alagoano
perspectivas do CLIND a partir do curso de Matemática
Allan Gomes dos Santos, José Adelson Lopes Peixoto, Luis Ortiz Jimênez, Rosa de Lima Medeiros Neta (Autor)
e15436
PDF
A importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva
Sandro Medeiros Portella, Luciana Da Silva Goudinho, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz (Autor)
e15483
PDF
Planos Municipais de Educação dos municípios do Alto Irani/SC
análise da gestão democrática
Ivonete Dalmédico Vanzela, Oto João Petry (Autor)
e15589
PDF
O percurso formativo do professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Patrick da Silveira Gonçalves, Elisandro Schultz Wittizorecki (Autor)
e15653
PDF
Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências
uma revisão sistemática envolvendo a formação docente
Kaline Silva, Bruno Silva Leite (Autor)
e15665
PDF
O Trabalho como Princípio Educativo no Estágio Curricular Obrigatório
reflexões sobre um Curso Técnico Integrado
Mariza Marchioro Turcato, Roberta Pasqualli (Autor)
e15754
PDF
A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche
Laurici Vagner Gomes (Autor)
e15783
PDF
O Ensino Híbrido no Ensino de Ciências
uma revisão sistemática da literatura do cenário nacional
Fausto José de Araújo Muniz, Marcos Alexandre de Melo Barros, Gilvaneide Ferreira de Oliveira (Autor)
e15948
pdf
Planejamento de ações e o uso de recursos no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil
Diângela Cardoso Maciel, Munique Massaro (Autor)
e15980
PDF
Reflexões sobre criança, infâncias e corpo
Diálogo com o processo educativo
Maicon William Paludo, Maiara Olkoski, Martin Kuhn (Autor)
e16041
PDF
Crianças autistas, YouTube e fake news
Henrique de Lima Baena da Silva, Karina Marcon, Solange Cristina da Silva (Autor)
e16110
PDF
Diálogo com educadores
Entrevista com António Nóvoa
o sentido da inovação educacional
Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Catia Piccolo V. Devechi (Autor)
e16368
PDF
Resenha
A fábrica de cretinos digitais
os perigos das telas para nossas crianças
Ana Luiza Fochesatto, Altair Alberto Fávero, Graziela Bergonsi Tussi (Autor)
e15723
PDF
Explorando as fronteiras do conhecimento: interlocuções entre políticas públicas e processos pedagógicos
Rodrigo Pivetta Werlang, Lizete Camara Hubler (Autor)
e15776
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español
Português
Enviar Submissão
Enviar Submissão