"The future has already begun"

the constitution of the self-entrepreneur in didactic collections of the Life Project, in the New High School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14253

Keywords:

Life Project. High school reform. Entrepreneur.

Abstract

O artigo analisa enunciados extraídos de coleções didáticas do Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, com vistas a examinar como esses materiais balizam a construção do discente como um empreendedor de si, considerando as inflexões da racionalidade neoliberal no campo da educação. Partindo disso, pauta-se em autores como Foucault (2008a), Dardot e Laval (2016), Brown (2019), dentre outros. A metodologia segue uma abordagem descritivo-interpretativa, documental e de natureza qualitativa. O corpus foi formado por quinze enunciados recortados de três coleções didáticas do Projeto de Vida, mais especificamente o #Meu futuro projeto de vida, Caminhar e construir, bem como Planejando a jornada: um guia para seu projeto de vida. As análises possibilitam entrever que a constituição do empreendedor de si passa necessariamente pelo domínio de competências requeridas para a efetivação de um projeto de vida em franca conformidade com o regime neoliberal. Diante disso, podemos ponderar que esses materiais didáticos refletem os interesses mercadológicos subjacentes à Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Caraúbas, Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). 

  • Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa. 

  • Thâmara Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Published

2023-04-17

Issue

Section

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

How to Cite

"The future has already begun": the constitution of the self-entrepreneur in didactic collections of the Life Project, in the New High School. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14253, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14253. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14253. Acesso em: 16 oct. 2025.