Geografia, ciência e ensino
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v6i2.14586Keywords:
história do conhecimento geográfico, conhecimento científico geográ- fico, geografia, ciência e ensinoAbstract
Aelaboração deste texto visa oferecer à discussão dos acadêmicos e dos graduados em geografia um material orientador da reflexão sobre como um saber foi sendo gestado, enraizando-se sobre outros saberes anteriores e gestando saberes posteriores. Com isso, busca-se privilegiar o que se relaciona ou tem influência mais direta na ciência geográfica. Mesmo que não se tenha feito um marco cronológico definitivo, o texto privilegia o que foi decorrente da Revolução Científica do século XVII, precursora de novas concepções, anunciando um novo evento, o iluminismo, que viria emancipar a ciência no século XVIII, da mesma forma que operaria revoluções políticas e culturais. Para a geografia, esse é um marco que vai determinar sua trajetória como ciência desde sua institucionalização, passando pelas reformulações paradigmáticas e chegando ao momento atual como uma disciplina comprometida com a prática social no
espaço terrestre.