Agir comunicativo e educação libertadora: descolonização do mundo da vida como tarefa educativa

Authors

  • Eldon Henrique Mühl Universidade de Passo Fundo Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v8i1.14622

Keywords:

Formação de professores. Fundamentos da educação. Teoria crítica. Educação emancipadora.

Abstract

O texto apresenta algumas idéias indicativas da pesquisa desenvolvida no campo das teorias educacionais que têm por referência a teoria crítica da Escola de Frankfurt, mais especificamente, a teoria da ação comunicativa, de Habermas. O trabalho expõe, de forma sucinta, o diagnóstico habermasiano sobre a crise do projeto da modernidade e analisa a produtividade da tese da "descolonização do mundo da vida" na reconstrução de um projeto de educação emancipadora.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-04-06

How to Cite

Agir comunicativo e educação libertadora: descolonização do mundo da vida como tarefa educativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 31–41, 2023. DOI: 10.5335/rep.v8i1.14622. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14622. Acesso em: 16 oct. 2025.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>