“Tem gente caminhando pra lá e para cá”: caminhar com as crianças – a pesquisa em contexto campesino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12390

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa. Pesquisa com crianças. Crianças do campo. Cultura de pares. Caminhar com crianças.

Resumo

Este artigo discute o caminhar com crianças em contexto campesino como possibilidade metodológica para a pesquisa com crianças. A partir de alguns pressupostos da abordagem etnográfica, as caminhadas com as crianças são descritas como uma ferramenta metodológica capaz de oferecer elementos para interagir com elas em suas dinâmicas sociais. A ação de caminhar com as crianças permite desenvolver uma postura atenta às brechas e às pistas oferecidas por elas sobre a (re)interpretação que fazem da cultura comunitária e da cultura das famílias, em especial, das práticas da pesca e da lida no campo. Os processos interpretativos realizados pelas crianças, em suas relações intergeracionais e intrageracionais, são abordados com base nos conceitos de reprodução interpretativa e cultura de pares. O estudo sustenta metodologias que valorizam a agência das crianças como intérpretes de suas culturas comunitárias e familiares, e como participantes ativas no desenvolvimento e na organização dos processos investigativos. Mostra como o caminhar com as crianças favorece uma maior aproximação às culturas infantis e oferece condições para a escuta sensível de suas vozes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeruza da Rosa da Rocha, Universidade de Rio Grande (Furg)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atua no Núcleo Educamemória pela Universidade de Rio Grande (Furg), como pesquisadora colaboradora com estudos envolvendo as infâncias campesinas dos povos e comunidades tradicionais da Serra dos Tapes, RS. Colaboradora do grupo CIC: Crianças, Infâncias, Culturas.

  • Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

“Tem gente caminhando pra lá e para cá”: caminhar com as crianças – a pesquisa em contexto campesino. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 901–917, 2021. DOI: 10.5335/rep.v27i3.12390. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12390. Acesso em: 16 out. 2025.