El nuevo BNCC de la educación secundaria

una revisión de obras publicadas en el Portal de la Revista Capes/MEC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14324

Palabras clave:

Reforma educacional. BNCC. Ensino Médio. Classe trabalhadora.

Resumen

Esta revisión integradora, realizada a partir de la consulta de los términos "secundaria de la BNCC" en la base de datos del portal de la revista capes, buscó analizar las discusiones emprendidas en los artículos científicos para analizar los impactos de la reforma de la enseñanza media en la formación de trabajadores -Niños de clase, utilizando como método el materialismo histórico-dialéctico. La lectura y la síntesis analítica realizadas permiten comprender que el currículo de la enseñanza media, desde la contrarreforma del BNCC, pretende actuar mediatamente para componer el entramado de formación humana que demanda el capital a través de la minimización curricular, lo que agrava las desigualdades educativas, ya existentes en Brasil, además, se configura como un avance privatizador sobre la educación básica.Palabras clave: Reforma educativa. BNCC. Escuela secundaria. Clase obrera.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lana Cristina Barbosa de Melo, Instituto federal de Roraima

    É Doutoranda em Educação pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR. Atua nos cursos de nível superior ministrando as disciplinas de psicologia da educação, estrutura e funcionamento da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva e da educação básica, LIBRAS e educação de dotados e talentosos .É vice-líder do grupo de pesquisa de formação de professores com base na psicologia Histórico-Cultural e pedagogia Histórico-Critica Mestre pelo programa de mestrado em educação -UERR-IFRRR. É especialista em docência do ensino superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pela Universidade do Estado do Pará (2000), graduação em PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade do Estado do Pará (1999) atuando principalmente nos seguintes temas: ciência política em educação, educação inclusiva, educação especial, currículo, surdez e concepções educacionais.

    Endereço Profissional

    Instituto Federal de Roraima, CAMPOS BOA VISTA. Avenida Glaicom de Paiva

    Pricumã. 69312160 - Boa Vista, RR - Brasil
    Telefone: (095) 36218047

    ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8661-713X

    Email: lana.melo@ifrr.edu.br

    Lattes iD

    http://lattes.cnpq.br/3625832755510657

  • Maria Almerinda de Souza Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 2, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É coordenadora fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM)

  • Nayara Ferreira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Aluna do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e bolsista de doutorado da FAPEAM. Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia- UEA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas SEDUC/AM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/GEPECAM/UEA.

    http://lattes.cnpq.br/5948456845760153

    https://orcid.org/0000-0001-6015-8916

Publicado

2023-04-15

Número

Sección

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Cómo citar

El nuevo BNCC de la educación secundaria: una revisión de obras publicadas en el Portal de la Revista Capes/MEC. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14324, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14324. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14324. Acesso em: 1 dec. 2025.