As concepções de Marx e Engels sobre o fenômeno educativo

Autores/as

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v6i1.14563

Palabras clave:

Educação

Resumen

Este trabalho analisa algumas das principais concepções e proposições de Marx e Engels sobre o fenômeno educativo, com base no contexto político, social, econômico no qual são erigidas, em meados do século XIX. Embora os autores não tivessem a educação como objeto essencial de estudo, esboçaram algumas propostas acerca dessa problemática, pressionados pelas posições políticas assumidas no movimento comunista. Entre essas propostas, destacam-se a formação do homem onilateral; a união entre ensino e trabalho, representada pelo ensino politécnico, e aspectos da estrutura, gestão e dinâmica escolares, tais como gratuidade, obrigatoriedade e laicidade.

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

As concepções de Marx e Engels sobre o fenômeno educativo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 27–39, 2023. DOI: 10.5335/rep.v6i1.14563. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14563. Acesso em: 15 oct. 2025.

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