Construindo pontes
escola e família compartilhando conhecimento na alfabetização inclusiva de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16160Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, deficiência intelectual, entrevistas, colaboração escolar, compartilhamento do conhecimentoResumo
A alfabetização adquire maior relevância quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, que frequentemente enfrentam desafios adicionais no aprendizado. Com o objetivo de pesquisar a dinâmica do compartilhamento de conhecimento entre a escola e as famílias, este estudo se concentra na alfabetização e no desenvolvimento da autonomia de jovens e adultos com deficiência intelectual. A pesquisa é realizada em uma instituição especializada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas com profissionais da instituição. As e respostas foram analisadas qualitativamente com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados destacam a colaboração entre escola e família e apontam questões práticas do relacionamento entre profissionais da EJA na modalidade de Educação Especial, indicando que o compartilhamento do conhecimento envolve motivação, confiança, cooperação e comprometimento profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lilian Cibele Vargas, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Viviane Sartori

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.