Los Libros de Texto PNLD 2021 y sus Aportes en la Lucha contra las Noticias Falsas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16847

Palabras clave:

Noticias falsas, Libro de texto, Ciencia

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo verificar las contribuciones de los Libros de Texto del PNLD 2021 de los Proyectos Integradores del Área de Ciencias Naturales y sus Tecnologías en el combate a las Fake News. El estudio se realizó a través de una investigación documental, en la que realizamos un análisis de trece libros aprobados en el Programa Nacional de Libros de Texto – PNLD 2021 para la Enseñanza Media. Como método de análisis, utilizamos los supuestos del análisis de contenido de Bardin (2016). Identificamos la presencia significativa del tema en los libros de texto. Entre los términos encontrados aparece con abundancia la expresión Fake News. Entendemos que los libros de texto analizados, combinados con el trabajo docente, pueden contribuir a la formación del pensamiento crítico en los estudiantes y a la difusión de información científica correcta, actuando para combatir las Fake News.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marianne Cássia Carvalho Teixeira, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Experiência em monitoria nas área de Laboratório de Física 1,Laboratório de Física 2 e Laboratório de Física 3. Durante a sua graduação participou do Projeto coordenado pelo Prof. Dr. José Henrique Araújo Lopes de Andrade, intitulado: Preparação e apresentação de materiais didáticos e amostras científicas baseado em experimentos para a difusão dos fenômenos que envolvem a luz nas escolas públicas do estado de Alagoas. Desenvolveu sobre a orientação da Prof° Dr° Lidiane Maria Omena da Silva Leão o trabalho de conclusão de curso sobre a Utilização do álbum de figurinhas como método de alfabetização científica do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. É especialista em Ensino das Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Mestra do Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL.

  • Alana Priscila Lima de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino no polo da Universidade Federal de Alagoas - RENOEN/UFAL, com área de concentração em Ensino, Currículo e Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004) com especialização em Psicopedagogia Institucional (2007). Atuou como Gestora Adjunta na Escola Estadual Ana Lins. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas relativas ao Ensino de Ciências Naturais, Ensino de Biologia, Educação Ambiental e Educação Profissional (PRONATEC) onde atuou como Supervisora do Eixo Ambiente e Saúde da Unidade Remota Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira (Barra de São Miguel). Atualmente exerce a função de Técnica de Inovação e Tecnologia da Educação na 2 Gerência Especial de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, onde organiza e ministra formações para professores da rede estadual de ensino juntamente com a equipe de técnicos das demais GEE. É integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC- UFAL).

  • Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado

2025-05-29

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Los Libros de Texto PNLD 2021 y sus Aportes en la Lucha contra las Noticias Falsas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16847, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16847. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16847. Acesso em: 15 oct. 2025.