Educação cigana: entre-lugares entre escola e comunidade étnica

Autores/as

  • Sílvia Régia Simões Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2043

Palabras clave:

Ciganos. História. Educação. Escola formal. Comunidade étnica.

Resumen

O presente trabalho pretende evidenciar percepções e interpretações resultantes da elaboração da pesquisa “Educação cigana: entre-lugares entre escola e comunidade étnica” realizada no ano de 2006/2007. A pesquisa desenvolveu-se a partir do seguinte objetivo: analisar as idéias de educação representadas pela comunidade cigana Rom, residente no município de Palhoça - SC, Brasil, e que valores atribuem à escola formal e à comunidade étnica. O trabalho pretende também demonstrar a necessidade de novas pesquisas a partir da constatação da complexidade que envolve os sujeitos em questão e da pouca bibliografia existente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sílvia Régia Simões
    Graduada em Serviço Social, mestre em Educação, doutoranda em Ciências da Linguagem, integrante do Núcleo Mover de Educação Intercultural e Movimentos Sociais/CED/Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2012-01-28

Cómo citar

Educação cigana: entre-lugares entre escola e comunidade étnica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2043. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2043. Acesso em: 30 nov. 2025.