Educação matemática: possibilidades de uma tendência histórico-cultural

Autores/as

  • Ademir Damazio Universidade do extremo sul de Santa Catarina - Unesc Autor/a
  • Josélia Euzébio da Rosa UNISUL – Tubarão, SC Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3506

Palabras clave:

Educação matemática. Tendências. Teoria histórico-cultural.

Resumen

A proposição, no presente texto, é a reflexão sobre as possibilidades de emergência, no contexto educacional e científico brasileiro, de uma tendência em educação matemática com fundamentos na teoria histórico-cultural. A necessidade do estudo se apresenta pela indiferença da literatura, que trata da temática, em não mencioná-la, mesmo com as evidências postas no cenário de ensino e de pesquisa. Destacam-se dois argumentos: 1) a base teórica e sua expressão nas investigações relacionadas ao ensino e à aprendizagem da matemática realizadas pelos estudiosos russos, entre os quais Vygotski, Luria, Leontiev, Davydov, Galperin, Krutestskii, Kalmykova e Talyzina; 2) grupos de pesquisa cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, cuja referência são os resumos ali expressos por explicitarem os respectivos objetos de estudo e os fundamentos na teoria histórico-cultural. Como decorrência, anunciam-se alguns indicativos de futuros estudos que poderiam reafirmar ou descaracterizar a tendência de educação matemática histórico-cultural.

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Biografía del autor/a

  • Ademir Damazio, Universidade do extremo sul de Santa Catarina - Unesc
    Professor do PGGE/UNESC – Criciúma, SC
  • Josélia Euzébio da Rosa, UNISUL – Tubarão, SC
    Professora do PPGE/UNISUL – Tubarão, SC.

Publicado

2013-10-04

Cómo citar

Educação matemática: possibilidades de uma tendência histórico-cultural. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3506. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3506. Acesso em: 16 oct. 2025.