Manuais de história da educação: da produção de conhecimento à disseminação de saberes escolares (1990-2009)

Autores/as

  • Maria Lourdes Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3560

Palabras clave:

História da educação. Paulo Ghiraldelli Jr. Historiografia.

Resumen

Este trabalho problematiza a reiterada publicação de um manual de história da educação brasileiro. Para tanto, coteja-se a primeira edição (1990), intitulada História da educação, com a recente versão, reeditada pela quarta vez em 2009, publicada sob o título História da educação brasileira, de Paulo Ghiraldelli Jr. O recorte temporal observa exercício historiográfico dos dois momentos editoriais, os quais se constituem nos documentos acerca do debate sobre a prevalência dos saberes em disputa no campo da história da educação. Objetiva-se refletir sobre as seguintes questões, à luz dos endereçamentos para essa produção e das suas condições específicas de escrita/reescrita: a malha institucional onde se inscreveu/inscreve, o campo de saberes que legitima, o apagamento das representações em disputa e os significados da circulação dessa obra para o campo da história da educação.

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Biografía del autor/a

  • Maria Lourdes Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, área de História da Educação.

Publicado

2013-10-11

Cómo citar

Manuais de história da educação: da produção de conhecimento à disseminação de saberes escolares (1990-2009). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3560. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3560. Acesso em: 15 oct. 2025.