Saberes docentes e o ensino da estatística: considerações sobre a ação pedagógica

Autores/as

  • Alessandra de Abreu Corrêa Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3561

Palabras clave:

Educação. Saberes docentes. Saberes da ação pedagógica. Ensino de estatística. Ensino médio.

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados pelos professores de matemática no ensino médio em suas práticas de ensino da estatística. O objetivo foi diagnosticar e compreender como os saberes docentes são construídos na prática pedagógica desses professores. Para fins deste estudo, foram examinados os saberes da ação pedagógica que emergiram das concepções docentes evidenciadas em um questionário, respondido por oito professores de matemática do ensino médio da cidade de Canela, estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados privilegiou o método conhecido como análise textual discursiva e caracterizou uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. Segundo os docentes respondentes, o uso do livro didático e das tecnologias e informações que a mídia disponibiliza seriam algumas de suas principais ferramentas teóricas para ensinar estatística no ensino médio.

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Biografía del autor/a

  • Alessandra de Abreu Corrêa
    Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2013-10-11

Cómo citar

Saberes docentes e o ensino da estatística: considerações sobre a ação pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3561. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3561. Acesso em: 15 oct. 2025.