A concepção de filosofia da educação no pensamento de John Dewey

Autores/as

  • Rodrigo Augusto de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8034

Palabras clave:

Democracia e Educação. Educação. Filosofia. John Dewey

Resumen

Este artigo apresenta aspectos da concepção de filosofia da educação elaborada por John Dewey (1859-1952) em sua obra Democracia e educação, publicada pela primeira vez em 1916. A hipótese que orienta o trabalho é a de que a noção de filosofia da educação perpassa todo o livro de Dewey, considerado sua obra-prima (masterpiece). Dewey defendeu a tese de que a filosofia deveria ser considerada a teoria geral da educação. Procura-se desenvolver essa conceituação realizada pelo filósofo norte-americano. A filosofia recebeu uma importante função social, cultural e pedagógica no pensamento deweyano. Isso tinha por objetivo realizar a crítica dos sistemas filosóficos clássicos, como o estoicismo, a escolástica, o racionalismo, o empirismo, o idealismo e o liberalismo. Além disso, a proposta filosófica de Dewey objetivava livrar a reflexão filosófica da esterilidade e da inércia. Em outras palavras, incentivar a colaboração da filosofia com a sociedade e a cultura. Nesse propósito, a educação teria um lugar de destaque. Não obstante o papel fundamental desempenhado pela filosofia na educação, é possível também identificar algumas críticas a essa atribuição. A crítica consiste no argumento de que Dewey defendeu uma concepção instrumental da filosofia, distante da crítica.

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Biografía del autor/a

  • Rodrigo Augusto de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Realizou pós-doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2018-04-25

Cómo citar

A concepção de filosofia da educação no pensamento de John Dewey. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8034. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8034. Acesso em: 16 oct. 2025.