Editorial Policies

Cobrança de taxas

A Revista Espaço Pedagógico não cobra taxa para submissão e publicação de artigos. Os custos editoriais são financiados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. 


Propriedade intelectual

Revista Espaço Pedagógico é uma publicação de acesso aberto, sob licença CC BY 4.0 (Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.


Os autores que publicam na Revista Espaço Pedagógico:

- Assumem total e exclusiva responsabilidade sobre os conteúdos publicados, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;

- Concordam em manter seus direitos autorais, concedendo à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho licenciado na Creative Commons do tipo BY, que permite o compartilhamento do artigo, desde que com o reconhecimento e o crédito da autoria;

- São autorizados a assumir contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico, como repositórios institucionais ou capítulos de livros, desde que reconheçam e registrem a publicação inicial nesta revista;


Avaliação por pares

Durante o processo de avaliação, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial.  Só são avaliados artigos devidamente inseridos no Open Journal Sistem (OJS). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação somente são considerados válidos se foram realizados via esse sistema.


Os trabalhos enviados pelos autores são pré-avaliados (1ª etapa) pelos editores quanto à forma e à adequação às políticas editoriais da revista. Se recusados, os autores recebem notificação. Se aceitos, são encaminhados para avaliação anônima de mérito (2ª etapa) junto ao corpo de pareceristas ad hoc, constituído de pesquisadores/doutores de diversas instituições do Brasil e do exterior. Cada trabalho é avaliado por dois pareceristas que permanecerão anônimos para os autores e estes para os pareceristas. Havendo divergência nos pareceres, um terceiro avaliador será consultado.


A avaliação de mérito é registrada em formulário online, segundo os critérios de: presença dos elementos essenciais no resumo; consistência e coerência textual; contribuição do trabalho para a área da educação; pertinência e suficiência da argumentação; discussão dos resultados e conclusões; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

 

 Os autores são notificados pelo sistema eletrônico da revista a respeito da aceitação, da solicitação de ajustes ou da recusa de seu trabalho (3ª etapa). Em qualquer um dos casos, encaminha-se ao autor uma síntese dos aspectos apontados pelos pareceristas. 


Nos casos em que são solicitados ajustes, será determinado um prazo para retorno pela equipe editorial, tendo em vista a complexidade das demandas. Após o retorno da nova versão do texto, a Equipe Editorial verifica a adequação do trabalho às solicitações, pronunciando-se por sua aceitação ou rejeição (4ª etapa).


Os trabalhos aprovados devem passar por uma revisão profissional de linguagem, sob responsabilidade dos autores, que deverão poder comprovar sua realização, caso solicitado pela equipe editorial. Por fim, o texto revisado passa pela editoração, verificação final dos autores e então é encaminhado para publicação on line (5ª etapa).


Em média (considerando dados do último ano), o primeiro retorno aos autores (1ª etapa) ocorre em 30 dias e a decisão editorial, decorrente da avaliação por pares (3ª etapa), ocorre em 180 dias. Após aprovação, a editoração e consequente publicação (5ª etapa) ocorre imediatamente, em conformidade com a política de publicação contínua. A Revista Espaço Pedagógico tem uma taxa de aceitação de submissões de 25%. 


Ética e integridade na pesquisa 

As práticas de respeito à conduta ética são observadas com cuidado pela Revista Espaço Pedagógico, que segue as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE).

 

Ao submeter sua produção à Revista Espaço Pedagógico, os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo apresentado, por não omitir quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e instituições que possam ter interesse na publicação do trabalho. Ainda, certificam que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado a outra revista e não o será, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Espaço Pedagógico.

 

O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado pelos editores, valendo-se das ferramentas disponíveis pela revista, incluindo softwares de detecção de plágio e autoplágio (os textos submetidos a esta revista são analisados com o programa CopySpider). Caso haja falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais.

 

É necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos no âmbito da pesquisa científica, tendo sido aprovados em Comitê de Ética. É preciso garantir o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto nos casos em que houver permissão explícita para a identificação. Nesses casos, a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.


Sobre o uso de Inteligência artificial (IA) nas produções científicas a Revista Espaço Pedagógico assume a seguinte postura: a) Ferramentas de IA não devem ser listadas como autoras ou coautoras; b) O conteúdo gerado com auxílio de IA é de responsabilidade integral dos(as) autores(as), que devem assegurar a originalidade, precisão, validade e integridade ética do trabalho submetido; c) São repudiadas produções concebidas e produzidas integralmente por IA, sem contribuição intelectual humana significativa; d) Entende-se como legítimo o uso de IA em atividades de coleta, sistematização e análise de dados, casos em que o texto deve detalhar de forma precisa quais ferramentas foram utilizadas, de que forma e a partir de quais comandos; e) Também entende-se como legítima a utilização de ferramentas de IA como instrumento de apoio para atividades de revisão textual e tradução, o que não exclui a responsabilidade final dos autores sobre o texto apresentado.


Solidariedade científica

Em nome da solidariedade requerida para avanço do conhecimento científico, os autores que publicam na Revista Espaço Pedagógico comprometem-se, caso solicitado e em acordo com sua expertise, em emitir parecer ad hoc para submissões futuras feitas a este periódico.