Submissão
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Diretrizes para Autores
- A Revista Espaço Pedagógico publica trabalhos originais e inéditos em português, espanhol, inglês, italiano, alemão e francês, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras na área da educação ou afins.
- A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição aos debates do campo educacional, sendo fundamental a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor, tanto do enfoque metodológico quanto da abordagem teórica, bem como a qualidade do texto. Assim sendo, não serão publicados textos que se configuram, por exemplo, como relatos de experiência isentos de análise e problematização, meras revisões bibliográficas ou simples recortes de dissertações ou teses, sem a devida adaptação.
- Recomenda-se que as produções não excedam o número máximo de quatro autores. Para envio de artigos, exige-se que pelo menos um dos autores tenha título de doutor, os demais poderão ser mestres, mestrandos ou doutorandos. Em se tratando de resenhas, não há a necessidade da titulação de doutor entre os autores.
- Cada autor só poderá ter uma submissão em tramitação e apenas uma produção por volume publicado. A equipe editorial poderá conceder exceções para publicações em dossiês, mediante adequada justificação.
- Os originais devem ser submetidos no sistema da revista, em arquivo sem qualquer identificação de autoria. Os dados de identificação dos autores devem ser registrados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do usuário. Também neste campo, é obrigatório inserir o número do ORCID.
Regras gerais para apresentação do manuscrito
Para efeito de padronização, as contribuições submetidas a este periódico deverão seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independentemente da adequação do conteúdo.
1. Artigo [<Baixar template>]:
Os manuscritos devem ser apresentados já inseridos no template, seguindo a formatação indicada, nos formatos .doc, .docx (Microsoft Word, Google Docs) ou .odt (LibreOffice). Devem conter entre 13 e 20 páginas, observando anonimato de autoria tanto nas propriedades do arquivo quanto no corpo do texto. O formato da página deve ser Letter (Largura 21,59 cm e Altura 27,94 cm, padrão já presente no template). As margens devem ter 3 cm (padrão também já presente no template).
Título: em português (Arial 15, negrito, centralizado), inglês e espanhol (Arial, 13 centralizado), com limite de 15 palavras. Os títulos não devem estar em caixa alta.
Resumo: Arial, 9, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ter no máximo 150 palavras nos idiomas português, inglês e espanhol; de 3 a 5 palavras-chave nos idiomas português, inglês e espanhol. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, frases concisas (não em tópicos), com verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula, em letras minúsculas (exceto para nomes próprios), e não devem repetir termos do título.
Corpo do texto: Arial, 11, justificado. Recuo na primeira linha do parágrafo de 1,25 cm. Espaçamento entre linhas de 1,15.
Notas de rodapé: em sequência numérica, na página em que for inserida, abaixo do texto, fonte Arial, 9, espaçamento simples e justificado.
Citações diretas e indiretas: devem obedecer ao formato ABNT NBR 10520:2023, sistema autor-data, conforme especificado nos itens 5.1 a 5.4 das normas técnicas.
As citações diretas curtas devem seguir o seguinte exemplo. De acordo com Freire (1987, p. 69), “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos”. Ou, “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos” (Freire, 1987, p. 69). Para citações diretas longas (com mais de 4 linhas) deve ser feito novo parágrafo, recuo de 3 cm, em Arial, 9, espaçamento entre linhas simples.
As chamadas de citação deverão obedecer à forma (Sobrenome, ano) ou (Sobrenome, ano, p. xx), ou seja, ao sistema autor-data, conforme especificado nos itens 6.1.1 a 6.1.8 da ABNT NBR 10520:2023. Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome, 2024a, p. xx) e (Sobrenome, 2024b). De mesmo modo, diferentes obras de mesma autoria devem ser separadas por vírgula, se constarem na mesma chamada de citação. Exemplo: (Sobrenome, 2019, 2020, 2021). Quando se tratar de diferentes obras de diferentes autores na mesma chamada de citação, é como no seguinte exemplo: (Sobrenome1, 2021; Sobrenome2, 2019; Sobrenome3, 2010). Até três autores, ao se tratar da mesma obra, na chamada de citação entre parênteses, devem ser separados por ponto e vírgula. Exemplo: (Autora1; Autora2; Autor3, 2024). Com quatro ou mais autores, recomenda-se citar o primeiro autor seguido da expressão et al., embora na referência devam constar todos os autores. Exemplo: (Autor1 et al., 2024).
Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais: deverão ter identificação completa, com o título acima da ilustração, tabela ou figura, centralizado, Arial, 9, espaçamento simples e a fonte abaixo da ilustração, tabela ou figura, em espaçamento simples, Arial, 9, alinhamento centralizado. A referência da fonte deverá constar nas Referências. Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais deverão ser numeradas consecutivamente, inseridas o mais próximo possível da menção no texto. O autor é responsável pela autorização de publicação da imagem, bem como pelas referências correspondentes.
Referências: as referências devem seguir a NBR 6023:2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Neste template, devem estar em Arial, 11, espaçamento simples, com uma linha simples 1,0 de espaço em branco entre os textos referenciados. Devem estar alinhadas à esquerda e não centralizadas ou justificadas. Devem constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e título da obra. Para destacar os títulos em obras, usar itálico. Todos os documentos disponíveis na internet, devem ter indicação do endereço precedido da expressão “Disponível em:” e seguidos pela expressão “Acesso em:”, informando a data de acesso, conforme orienta a norma NBR 6023:2018.
2. Diálogo com educadores:
Entrevista com pesquisadores/educadores brasileiros ou estrangeiros, de reconhecida produção científica na área da educação ou áreas afins. Não deve ultrapassar 20 laudas.
3. Resenha:
Leitura crítica de obras de relevância no cenário acadêmico nacional e internacional, na área da educação ou afins, publicadas nos últimos três anos. A resenha deve ser inédita e conter a identificação completa da obra. Quanto às normas, devem-se considerar os seguintes aspectos: redação deve ser em português, espanhol ou inglês; extensão de 3 a 5 laudas; fonte, espaçamento, citações e referências bibliográficas atendem às mesmas normas dos artigos. Para resenhas não há template, mas os formatos dos arquivos devem ser .doc, .docx ou .odt. Em caso de dúvidas quanto à formatação, consultar e tomar como base as resenhas publicadas em números anteriores.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados pela revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou para terceiros.