Agir comunicativo e educação libertadora: descolonização do mundo da vida como tarefa educativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v8i1.14622Palavras-chave:
Formação de professores. Fundamentos da educação. Teoria crítica. Educação emancipadora.Resumo
O texto apresenta algumas idéias indicativas da pesquisa desenvolvida no campo das teorias educacionais que têm por referência a teoria crítica da Escola de Frankfurt, mais especificamente, a teoria da ação comunicativa, de Habermas. O trabalho expõe, de forma sucinta, o diagnóstico habermasiano sobre a crise do projeto da modernidade e analisa a produtividade da tese da "descolonização do mundo da vida" na reconstrução de um projeto de educação emancipadora.
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Publicado
2023-04-06
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Agir comunicativo e educação libertadora: descolonização do mundo da vida como tarefa educativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 31–41, 2023. DOI: 10.5335/rep.v8i1.14622. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14622. Acesso em: 16 out. 2025.