Análise Comparativa
Currículo de Matemática no Ensino Médio da BNCC e do IFSul Campus Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16619Palavras-chave:
BNCC, Matemática, IFSulResumo
O presente estudo objetivou comparar o programa curricular de Matemática atual com a proposta da BNCC e a sua implantação na área da Matemática no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Para isso, foram realizados encontros. A partir de um grupo focal dos professores de Matemática do referido local. Após o contato com as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, os docentes puderam comparar com o programa curricular atual dos cursos técnicos. Após as discussões, chegou-se às seguintes considerações: para alguns, esse foi o primeiro contato com o documento; ao fazer o comparativo, identificaram que há aproximações, ou seja, muito já está sendo feito; notou-se uma lacuna na formação discente pela falta da abordagem dos conteúdos estatísticos, com exceção do curso técnico em Química; e, por fim, a proposta de uma metodologia com maior protagonismo dos estudantes na elaboração dos problemas e na construção de conjecturas matemáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lupi Scheer dos Santos, Elaine Corrêa Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.