Os Livros Didáticos do PNLD 2021 e suas Contribuições no Enfrentamento às Notícias Falsas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16847

Palavras-chave:

Notícias Falsas, Livro Didático, Ciência

Resumo

Este trabalho objetivou verificar quais as contribuições dos Livros Didáticos do PNLD 2021 dos Projetos Integradores da Área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias no enfrentamento às Notícias Falsas. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa documental, na qual realizamos uma análise de treze livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 para o Ensino Médio. Como método de análise utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificamos a presença significativa do tema nos livros didáticos. Entre os termos encontrados, a expressão Fake News aparece em abundância. Entendemos que os livros didáticos analisados, aliados ao trabalho docente, podem contribuir na formação de um pensamento crítico nos alunos e na disseminação de informações científicas corretas, atuando no enfrentamento às Notícias Falsas.

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Biografia do Autor

  • Marianne Cássia Carvalho Teixeira, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Experiência em monitoria nas área de Laboratório de Física 1,Laboratório de Física 2 e Laboratório de Física 3. Durante a sua graduação participou do Projeto coordenado pelo Prof. Dr. José Henrique Araújo Lopes de Andrade, intitulado: Preparação e apresentação de materiais didáticos e amostras científicas baseado em experimentos para a difusão dos fenômenos que envolvem a luz nas escolas públicas do estado de Alagoas. Desenvolveu sobre a orientação da Prof° Dr° Lidiane Maria Omena da Silva Leão o trabalho de conclusão de curso sobre a Utilização do álbum de figurinhas como método de alfabetização científica do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. É especialista em Ensino das Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Mestra do Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL.

  • Alana Priscila Lima de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino no polo da Universidade Federal de Alagoas - RENOEN/UFAL, com área de concentração em Ensino, Currículo e Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004) com especialização em Psicopedagogia Institucional (2007). Atuou como Gestora Adjunta na Escola Estadual Ana Lins. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas relativas ao Ensino de Ciências Naturais, Ensino de Biologia, Educação Ambiental e Educação Profissional (PRONATEC) onde atuou como Supervisora do Eixo Ambiente e Saúde da Unidade Remota Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira (Barra de São Miguel). Atualmente exerce a função de Técnica de Inovação e Tecnologia da Educação na 2 Gerência Especial de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, onde organiza e ministra formações para professores da rede estadual de ensino juntamente com a equipe de técnicos das demais GEE. É integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC- UFAL).

  • Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2025-05-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Os Livros Didáticos do PNLD 2021 e suas Contribuições no Enfrentamento às Notícias Falsas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16847, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16847. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16847. Acesso em: 15 out. 2025.