Encontros entre educação, infância e intercultura: bases para a pedagogia e a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2051Palavras-chave:
Educação Intecultural. Ensino e formação de educadores. Infância e educação infantil. Pedagogia.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre as bases da perspectiva intercultural para a educação das crianças pequenas apreendidas a partir da pesquisa desenvolvida durante o doutorado em educação, sob a orientação do professor Doutor Reinaldo M. Fleuri. O exercício concentrado da reflexão e da investigação científica foi possível porque, além da imersão no contexto de estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, a orientação para o desenvolvimento da pesquisa se fez par-e-passo com a inserção e a participação no Grupo Mover. Tais condições são as responsáveis diretas pela ampliação e consolidação de bases epistemológicas de referência, as quais servem de base para a atual atuação profissional e pensamento da autora em relação ao mundo. Mas foram também as condições responsáveis por grandes amigos e amigas que se fizeram a partir desse grupo, e que permanecem através do tempo. Dessa forma, o estudo está situadoda perspectiva intercultural da educação como fonte para a produção de referências na formação de professores para a educação das crianças. Tal perspectiva situa-se a partir da expressão de que “o homem é um ser de cultura” e está inscrita no interior da linguagem da educação com base em algumas referências teóricas de base crítica. Nesse sentido, as acepções possíveis da palavra “cultura” devem ser claramente explicitadas porque não são fundamentalmente excludentes entre si. Ao final, são indicadas algumas conclusões que se situam nas implicações da educação intercultural para o ensino e a formação de educadores, a pedagogia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-01-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Encontros entre educação, infância e intercultura: bases para a pedagogia e a formação de professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2051. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2051. Acesso em: 1 dez. 2025.

