Saberes docentes e o ensino da estatística: considerações sobre a ação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3561Palavras-chave:
Educação. Saberes docentes. Saberes da ação pedagógica. Ensino de estatística. Ensino médio.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados pelos professores de matemática no ensino médio em suas práticas de ensino da estatística. O objetivo foi diagnosticar e compreender como os saberes docentes são construídos na prática pedagógica desses professores. Para fins deste estudo, foram examinados os saberes da ação pedagógica que emergiram das concepções docentes evidenciadas em um questionário, respondido por oito professores de matemática do ensino médio da cidade de Canela, estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados privilegiou o método conhecido como análise textual discursiva e caracterizou uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. Segundo os docentes respondentes, o uso do livro didático e das tecnologias e informações que a mídia disponibiliza seriam algumas de suas principais ferramentas teóricas para ensinar estatística no ensino médio.Downloads
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Publicado
2013-10-11
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Saberes docentes e o ensino da estatística: considerações sobre a ação pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3561. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3561. Acesso em: 15 out. 2025.