Avaliação do glutaraldeído como agente antimicrobiano usado em blocos de mordida de posicionadores para filmes radiográficos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v12i1.1097Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a esterilização de blocos de mordida de posicionadores para filmes radiográficos intrabucais, por imersão em solução de glutaraldeído a 2% por 10h. Dezessete blocos foram inoculados em meio Trytic Soy Broth contendo um dos microrganismos testados (S. aureus e B. subtillis), tendo sido incubados a 37 oC por 48h. Dentre os blocos, um deles foi usado como controle positivo; outro, como controle negativo, e os demais foram imersos em solução de glutaraldeído a 2% por 10h. Quinze blocos de mordida foram avaliados, sendo cinco lavados com álcool 70%, cinco com água destilada e cinco em água corrente. Nenhum crescimento bacteriano foi encontrado nos blocos, porém, naqueles que tiveram a lavagem final realizada em água corrente e água destilada, várias colônias de fungos foram observadas. Nenhum crescimento foi encontrado nos blocos que foram submetidos à lavagem final com álcool 70%. A solução de glutaraldeído a 2% foi eficiente para esterilização por imersão dos blocos de mordida de posicionadores radiográficos intrabucais quando ficaram imersos por 10h, usando-se álcool 70% na lavagem final.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
