Influência dos padrões de fundição confeccionados em cera, resina Duralay® e resina Pattern® no desajuste marginal de coroas fundidas em titânio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v11i2.1115Resumo
Em coroas totais metálicas é requerido o máximo de ajuste de margens ao elemento dental para que haja longevidade das restaurações. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de padrões de fundição confeccionados em cera, resina acrílica Duralay® e resina acrílica Pattern® no desajuste marginal de coroas fundidas em titânio comercialmente puro (Ti c.p.). Com o auxílio de um torno mecânico, dez dentes bovinos foram preparados para receber coroas metálicas. Modelos em gesso especial tipo V foram confeccionados a partir dos dentes bovinos, por moldagem com silicone de adição. Trinta coroas de titânio foram fundidas em três grupos (n = 10), sendo esses divididos pelo material usado na elaboração dos padrões de fundição: cera, resina acrílica Duralay® e resina acrílica Pattern®. Os valores de desajustes marginais (μm) foram registrados em quatro pontos de medida de cada coroa fundida por um microscópio mensurador (120X). Pela análise de variância e teste de Tukey (p ≤ 0,05) não foram constatadas diferenças estatisticamente significativas entre os valores médios de desajuste marginal do grupo padrão em cera (151,20 ± 47,40 μm) e os demais grupos: padrão em resina Duralay® (153,60 ± 37,10 μm) e padrão em resina Pattern® (165,00 ± 32,50 μm). Concluiu-se que o material utilizado na confecção de padrões de fundição não interfere na adaptação marginal de coroas fundidas em titânio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
