Análise da articulação temporomandibular de pacientes adultos com artrite reumatóide por tomografia computadorizada de alta resolução
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v6i1.1150Resumo
Realizou-se estudo quantitativo e qualitativo enfocando as variações morfológicas e morfométricas da articulação temporomandibular (ATM) em pacientes adultos com diagnóstico de artrite reumatóide (AR), por meio de tomografia computadorizada (TC), com reconstrução multiplanar (RMP) e reconstrução tridimensional (R3D) em diferentes faixas etárias. As ATMs de 22 indivíduos (20 mulheres e 2 homens) adultos (43 a 69 anos) foram analisadas por TC, com RMP e R3D, através da mensuração e quantificação das dimensões anatômicas da cabeça da mandíbula em diferentes eixos ortogonais e da descrição das alterações estruturais dos componentes ósseos da ATM. Testagem estatística com o teste “t” de Student, análise de correlação de Pearson, análise de variância e comparação de médias de percentuais foram aplicadas aos resultados obtidos. Observou-se que as máximas dimensões mensuradas, em diferentes direções e eixos ortogonais, não apresentam diferença significante entre si (p 0.01) ou correlação com a idade, tempo de diagnóstico da patologia e tempo de tratamento; apresentam forte correlação direta entre os lados direito e esquerdo e entre as vistas axial e coronal oblíqua (na direção lateromedial), além da vista axial com a sagital oblíqua (na direção ântero-posterior), demonstrando a precisão da atual tecnologia dos exames de TC com RMP no diagnóstico por imagem da ATM. As alterações estruturais com maior percentual de registro na ATM dos pacientes com artrite reumatóide, nesta amostra, foram pseudocistos e achatamentos na RMP, ao passo que, na R3D, foram osteófitos e achatamentos. As vistas coronal e sagital oblíqua, respectivamente, são as preferenciais na visualização das alterações estruturais na RMP, e as vistas sagital e coronal oblíqua, as correspondentes na R3D.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
